CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR: FORMANDO ELOS DE CIDADANIA Á DISTÂNCIA
ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
AULA 2
AMBIENTE: LUGAR DE VIDA E DE AÇÃO!
INICIANDO A CONVERSA
Agora que você sabe da importância do assunto de que estamos tratando, vamos iniciar nossa aula acompanhando uma reunião do Elo 21 formado pela Turma da Agenda.
Desta vez, a professora Mariana iniciou a reunião realizando a seguinte atividade:
– Fechem os olhos. Pensem na palavra ambiente ou, como alguns preferem dizer, meio ambiente. Em que vocês pensam quando ouvem ou lêem a palavra ambiente?
– Numa linda praia ensolarada – disse Natália, já se imaginando nessa praia.
– Florestas verdinhas, com muitas árvores e animais – sugeriu Tiago.
– Eu pensei em rios e cachoeiras de águas cristalinas – opinou Bianca.
– Já eu pensei em cidades, ruas, escolas e casas – retomou a diretora, Profa. Vera Lúcia, para surpresa de todos.
– Eu, hein, professora Vera? Desde quando escola é meio ambiente? – espantou-se Bia.
– Já explico, Bia. Primeiro, vamos deixar todos falarem – orientou a professora.
– Pensei também em algo diferente – disse, tímido, Seu Zé Luís.
– Pode falar, Seu Zé Luís – incentivou a professora.
– Eu não sei se estou ficando muito pessimista, mas, na horinha em que a professora falou em ambiente, pensei em ambientes poluídos, desmatamentos e queimadas – continuou Seu Zé Luís.
Interessante, não é? Viu como cada um entende a palavra de uma maneira diferente? Então agora vamos parar de espiar a turma por um momento e perguntar o seguinte:
Em que você pensou quando leu a palavra ambiente?
Não temos como adivinhar o que você pensou. Ainda assim, como já fizemos esta pergunta muitas vezes, em diferentes situações, podemos afirmar que, quando ouve a palavra, a maioria das pessoas pensa em praias, florestas, árvores, cachoeiras e animais. Assim como fizeram a Nati, a Bia e o Tiago.
Poucas pessoas pensam em ruas, escolas, salas de aula e cidades. Poucas pensam em ambientes poluídos, como pensaram a Professora Vera Lúcia e o Seu Zé Luís. De gente vivendo nos ambientes, então, quase ninguém lembra.
Isso pode parecer muito normal, mas é bastante grave, pois, fazendo assim, estamos pensando em ambientes apenas naturais e tomando-os como algo muito longe de todos nós. Com isso, acabamos não prestando atenção ao lugar (ambiente) em que vivemos (escola, casa, rua etc) e deixando de ver as coisas boas e ruins que lá existem. Como não prestamos muita atenção, acabamos não estranhando mais nada e achando tudo muito natural: o lixo jogado nas calçadas, os rios poluídos, as pessoas morando nas ruas etc. Quando fazemos isso, perdemos a oportunidade de melhorar o lugar onde vivemos.
Dito isso, vamos voltar à Turma da Agenda para acompanhar a explicação da Profa. Mariana:
– Pessoal, foi muito legal ter ouvido vocês. Aproveito para dizer que todos estão certos, pois ambiente é tudo isso que vocês disseram e muito mais. Temos muitas definições de ambiente, mas gostaria que, para o trabalho do Elo 21 Turma da Agenda, o nosso grupo adotasse a seguinte definição:
O ambiente é tudo que nos cerca. É formado pelo meio físico (elementos sem vida ou abióticos), biológico (elementos vivos ou bióticos) e sociocultural (elementos construídos pelo homem, em sua vida em grupo, ao longo de sua história).
Nós, do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania à Distância II, também concordamos com essa definição. Por isso, também a adotaremos no curso.
AMBIENTE, LUGAR DE VIDA E AÇÃO
No Estado do Rio de Janeiro e por todo o Brasil, a maioria das pessoas vive nas cidades, ou melhor, em ambientes que os especialistas chamam de “ambientes urbanos” – aqueles construídos pelos seres humanos. Por isso, o ambiente urbano é normalmente o lugar de vida da maioria das pessoas.
É claro que existem pessoas que vivem em ecossistemas como florestas, áreas de restingas ou em outros ambientes naturais. Neste caso, esses são os ambientes de vida dessas pessoas.
SAIBA MAIS
Ecossistema é o conjunto de seres vivos inter-relacionados entre si, em um ambiente físico, específico, que forma uma comunidade biológica inseparável e interdependente.
Independente de ser um ambiente mais natural (florestas, restingas etc.) ou um ambiente muito transformado pelo homem (cidades), o lugar onde vivemos merece toda a nossa atenção e cuidados, pois é com ele que temos contato todos os dias.
Isso não quer dizer que você não precise se preocupar com os ambientes que estão mais distantes. Sejam os brasileiros, como a floresta amazônica, o pantanal, a caatinga ou o cerrado, ou até mesmo os que existem em outros países, como as geleiras, que atualmente estão derretendo nos polos, fruto do aquecimento geral da atmosfera, provocado pelo modelo atual de desenvolvimento econômico.
SAIBA MAIS
Para conhecer melhor os biomas brasileiros, como a floresta amazônica, o pantanal, a caatinga e o cerrado, consulte os seguintes endereços: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/biomas_texto.htm
www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm
O que queremos dizer é que, como esses locais estão muito longe, você não tem como agir diretamente sobre eles. Ainda que a sua preocupação seja super importante, você poderá contribuir pouco ou em nada para a melhoria desses ambientes.
Portanto, mesmo sabendo que as coisas que acontecem lá longe, ao redor do planeta Terra, podem influenciar o local onde você vive, o melhor que você pode fazer é tentar agir localmente, aí mesmo, onde está.
SAIBA MAIS
O Estado do Rio de Janeiro tem como ecossistema natural a Mata Atlântica. Esse ambiente foi bastante destruído devido à construção das cidades, a criação de gado e ao aumento das plantações. Perceba que as poucas áreas ainda existentes precisam ser conservadas!
Interessou-se? Continue lendo as aulas e participando do curso e você saberá como poderá agir.
REVENDO O QUE VIMOS
O ambiente em que vivemos é fruto das relações que os seres vivos travam entre si e com o meio físico. O papel do homem nesse processo de criação do ambiente é imenso, pois somos capazes de transformar profundamente o meio físico e alterar as relações entre os seres vivos. Desta forma, o homem age sobre o ambiente em que vive diariamente. É por isso que, precisamos refletir sobre essa ação.
ENTRE EM AÇÃO
Você já deve ter percebido que é muito mais fácil agirmos onde vivemos. Por isso, o lema da Agenda 21 Global, que abre nossa aula, é "Pense globalmente, aja localmente". Pesquise se existe, perto da sua escola ou em sua cidade, alguma organização ou grupo que trabalhe com as questões sociais e com os ambientais locais.
Em seguida, anote as informações conseguidas:
1. nome do grupo ou organização;
2. endereço;
3. questão social e ambiental com que trabalha.
ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
AULA 2
AMBIENTE: LUGAR DE VIDA E DE AÇÃO!
INICIANDO A CONVERSA
Agora que você sabe da importância do assunto de que estamos tratando, vamos iniciar nossa aula acompanhando uma reunião do Elo 21 formado pela Turma da Agenda.
Desta vez, a professora Mariana iniciou a reunião realizando a seguinte atividade:
– Fechem os olhos. Pensem na palavra ambiente ou, como alguns preferem dizer, meio ambiente. Em que vocês pensam quando ouvem ou lêem a palavra ambiente?
– Numa linda praia ensolarada – disse Natália, já se imaginando nessa praia.
– Florestas verdinhas, com muitas árvores e animais – sugeriu Tiago.
– Eu pensei em rios e cachoeiras de águas cristalinas – opinou Bianca.
– Já eu pensei em cidades, ruas, escolas e casas – retomou a diretora, Profa. Vera Lúcia, para surpresa de todos.
– Eu, hein, professora Vera? Desde quando escola é meio ambiente? – espantou-se Bia.
– Já explico, Bia. Primeiro, vamos deixar todos falarem – orientou a professora.
– Pensei também em algo diferente – disse, tímido, Seu Zé Luís.
– Pode falar, Seu Zé Luís – incentivou a professora.
– Eu não sei se estou ficando muito pessimista, mas, na horinha em que a professora falou em ambiente, pensei em ambientes poluídos, desmatamentos e queimadas – continuou Seu Zé Luís.
Interessante, não é? Viu como cada um entende a palavra de uma maneira diferente? Então agora vamos parar de espiar a turma por um momento e perguntar o seguinte:
Em que você pensou quando leu a palavra ambiente?
Não temos como adivinhar o que você pensou. Ainda assim, como já fizemos esta pergunta muitas vezes, em diferentes situações, podemos afirmar que, quando ouve a palavra, a maioria das pessoas pensa em praias, florestas, árvores, cachoeiras e animais. Assim como fizeram a Nati, a Bia e o Tiago.
Poucas pessoas pensam em ruas, escolas, salas de aula e cidades. Poucas pensam em ambientes poluídos, como pensaram a Professora Vera Lúcia e o Seu Zé Luís. De gente vivendo nos ambientes, então, quase ninguém lembra.
Isso pode parecer muito normal, mas é bastante grave, pois, fazendo assim, estamos pensando em ambientes apenas naturais e tomando-os como algo muito longe de todos nós. Com isso, acabamos não prestando atenção ao lugar (ambiente) em que vivemos (escola, casa, rua etc) e deixando de ver as coisas boas e ruins que lá existem. Como não prestamos muita atenção, acabamos não estranhando mais nada e achando tudo muito natural: o lixo jogado nas calçadas, os rios poluídos, as pessoas morando nas ruas etc. Quando fazemos isso, perdemos a oportunidade de melhorar o lugar onde vivemos.
Dito isso, vamos voltar à Turma da Agenda para acompanhar a explicação da Profa. Mariana:
– Pessoal, foi muito legal ter ouvido vocês. Aproveito para dizer que todos estão certos, pois ambiente é tudo isso que vocês disseram e muito mais. Temos muitas definições de ambiente, mas gostaria que, para o trabalho do Elo 21 Turma da Agenda, o nosso grupo adotasse a seguinte definição:
O ambiente é tudo que nos cerca. É formado pelo meio físico (elementos sem vida ou abióticos), biológico (elementos vivos ou bióticos) e sociocultural (elementos construídos pelo homem, em sua vida em grupo, ao longo de sua história).
Nós, do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania à Distância II, também concordamos com essa definição. Por isso, também a adotaremos no curso.
AMBIENTE, LUGAR DE VIDA E AÇÃO
No Estado do Rio de Janeiro e por todo o Brasil, a maioria das pessoas vive nas cidades, ou melhor, em ambientes que os especialistas chamam de “ambientes urbanos” – aqueles construídos pelos seres humanos. Por isso, o ambiente urbano é normalmente o lugar de vida da maioria das pessoas.
É claro que existem pessoas que vivem em ecossistemas como florestas, áreas de restingas ou em outros ambientes naturais. Neste caso, esses são os ambientes de vida dessas pessoas.
SAIBA MAIS
Ecossistema é o conjunto de seres vivos inter-relacionados entre si, em um ambiente físico, específico, que forma uma comunidade biológica inseparável e interdependente.
Independente de ser um ambiente mais natural (florestas, restingas etc.) ou um ambiente muito transformado pelo homem (cidades), o lugar onde vivemos merece toda a nossa atenção e cuidados, pois é com ele que temos contato todos os dias.
Isso não quer dizer que você não precise se preocupar com os ambientes que estão mais distantes. Sejam os brasileiros, como a floresta amazônica, o pantanal, a caatinga ou o cerrado, ou até mesmo os que existem em outros países, como as geleiras, que atualmente estão derretendo nos polos, fruto do aquecimento geral da atmosfera, provocado pelo modelo atual de desenvolvimento econômico.
SAIBA MAIS
Para conhecer melhor os biomas brasileiros, como a floresta amazônica, o pantanal, a caatinga e o cerrado, consulte os seguintes endereços: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/biomas_texto.htm
www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm
O que queremos dizer é que, como esses locais estão muito longe, você não tem como agir diretamente sobre eles. Ainda que a sua preocupação seja super importante, você poderá contribuir pouco ou em nada para a melhoria desses ambientes.
Portanto, mesmo sabendo que as coisas que acontecem lá longe, ao redor do planeta Terra, podem influenciar o local onde você vive, o melhor que você pode fazer é tentar agir localmente, aí mesmo, onde está.
SAIBA MAIS
O Estado do Rio de Janeiro tem como ecossistema natural a Mata Atlântica. Esse ambiente foi bastante destruído devido à construção das cidades, a criação de gado e ao aumento das plantações. Perceba que as poucas áreas ainda existentes precisam ser conservadas!
Interessou-se? Continue lendo as aulas e participando do curso e você saberá como poderá agir.
REVENDO O QUE VIMOS
O ambiente em que vivemos é fruto das relações que os seres vivos travam entre si e com o meio físico. O papel do homem nesse processo de criação do ambiente é imenso, pois somos capazes de transformar profundamente o meio físico e alterar as relações entre os seres vivos. Desta forma, o homem age sobre o ambiente em que vive diariamente. É por isso que, precisamos refletir sobre essa ação.
ENTRE EM AÇÃO
Você já deve ter percebido que é muito mais fácil agirmos onde vivemos. Por isso, o lema da Agenda 21 Global, que abre nossa aula, é "Pense globalmente, aja localmente". Pesquise se existe, perto da sua escola ou em sua cidade, alguma organização ou grupo que trabalhe com as questões sociais e com os ambientais locais.
Em seguida, anote as informações conseguidas:
1. nome do grupo ou organização;
2. endereço;
3. questão social e ambiental com que trabalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário