terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mais do Mesmo: Cheias do Pomba Abalam Pádua!


"A alta precipitação pluviométrica e o solo já saturado pela água, teriam sido fatores preponderantes para o deslizamento de parte de uma encosta que atingiu pelo menos quatro casas nas proximidades do parque de exposições da cidade. Com o acidente uma residência foi completamente destruída, soterrando seus moradores. Um casal - Cosme Coelho Pinheiros, 40 anos e Marineti Dias Santos, 44 anos - não resistiu aos ferimento e foi resgatado sem vida pelo militares." (Fonte: NoroesteOnLine)

Esse foi o saldo mais negativo das últimas chuvas em Pádua. Sem dúvida essas duas mortes acima citadas foram o pior da "festa", mas não podemos esquecer das dezenas de casas alagadas, das dezenas de famílias desabrigadas e das centenas de pessoas preocupadas com o futuro incerto. Pra mim, o importante de tudo em momentos como esse é pensar partindo da seguinte questão: De quem é a culpa?
Bom, o problema é antigo. As lembranças de 2008 estão absolutamente recentes. Outro coisa é que sabemos que além de antigo o problema vem piorando graduativamente. Prova disso é o paralelo que podemos traçar entre as enchentes de 1979 e 2008. Todas as pessoas que tive a oportunidade de conversar e que presenciaram as duas enchentes foram categóricas unanimes em afirmar que em 79 o volume de água foi maior, mas em 2008 os estragos provocados foram mais graves. Isso mostra a evolução do problema num período de menos de 30 anos. Não sou a pessoa mais indicada para discutir tecnicamente o que deve ser feito e como deve, mas o que me parece claro é que alguma coisa deve ser feita, ou se não assistiremos todo final de ano o mesmo filme, diga-se de passagem, de terror! Espero que as autoridades competentes se articulem para traçar soluções a curto e a médio prazo pois o problema é gritante. Espero também que a culpa não seja jogada (como geralmente acontece) nas forças da natureza e, tão pouco, em Deus! Como estamos ainda em clima natalino, acho que o presente ideal para população paduana seria a seriedade das autoridades e a tomada de providências, se não o que vamos ver todo final de todo ano não será o saco do Papai Noel com seus conhecidos presentes, mas sim o saco negro do IML com seus lamentáveis corpos!

Profº Adriano Vieira (Graduado em História-UNIFSJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário